Para os bruxinhos e bruxinhas de plantão, vem ai uma pequena explicação sobre o Yule.
Então, como em qualquer outra religião a Wicca, também tem festivais ( tipo natal ou páscoa no cristianismo) mas a diferença é que tais festivais estão relacionados a "Roda do ano".
Boiou?
A Roda do ano, é uma "representação" a nível cosmológico,das crenças de :Nascimento,Vida,Morte e Renascimento.Essas festividades estão ligadas também ao ciclo das colheitas,a fases da Lua e as estações do ano.As principais festividades são ligados aos solstícios e equinócios no hemisfério norte ou sul!
Então, no caso o que ta mais próximo aqui no hemisfério sul é o Yule. É na verdade o solstício de inverno , ou seja a noite mais longa do ano, dia 21 de junho ( e dia 21 de dezembro no hemisfério norte), só que, mesmo estando no hemisfério sul, alguns wiccanos preferem celebrar com as datas do hemisfério norte.Isso é opcional. Mas vamos as explicações:
Na wicca, se acredita que nessa data a Deusa deu a luz ao Deus que é celebrado.É importante notar, que no Hemisfério norte, essa data é perto do natal cristão,onde Jesus nasce...
Em Yule é tempo de se reencontrar,pedir novas esperanças e rejuvenescimento para nossos corações.Existem várias formas de celebrar o festival abaixo vai um dos que mais gostei.
Celebrando o Yule sozinho O.o:
"O altar é decorado com plantas como pinho, ALECRIM , LOURO , zimbo e cedro, os quais podem ser utilizados para marcar o Círculo. Folhas secas também podem ser colocadas no altar. Encha o caldeirão - no altar e sobre uma superfície à prova de FOGO - com algum líquido inflamável(álcool), ou então coloque uma VELA vermelha dentro do caldeirão.
Em RITUAIS externos, prepare uma fogueira sob o caldeirão, a ser acesa durante o RITUAL . Prepare o Altar, acenda as VELAS e o INCENSO , crie o círculo, invoque a Deusa e o Deus. de pé diante do caldeirão, contemple seu interior. Diga estas palavras ou outras semelhantes.
"Não me aflijo, embora o mundo esteja envolto em sono.
Não me aflijo, embora os ventos gélidos soprem.
Não me aflijo, embora a neve caia dura e profunda.
Não me aflijo, logo isto também será passado."
Acenda o caldeirão(ou a vela), usando fósforos longos ou uma vela, Enquanto as chamas crepitam, diga:
"Acendo este FOGO em sua honra, Deusa Mãe.
Você criou vida a partir da morte; o calor do frio;
O sol vive novamente; o tempo de luz está crescendo.
Bem - vindo, Deus Solar que sempre retorna!
Salve, mãe de Tudo!"
Circule o altar e o caldeirão lentamente, no sentido horário, observando as chamas. Repita o seguinte por algum tempo: "A roda gira, o poder queima!"
Medite sobre o Sol, sobre as energias ocultas que adormecem durante o inverno, não apenas na TERRA mas em nós mesmos. Pense no nascimento não como o início da vida, mas sim sua continuação. Dê boas vindas ao Deus.
Após algum tempo, pare e novamente de pé diante do altar e do caldeirão no fogo, diga:
"Grande Deus do Sol, Saúdo o Teu retorno.
Que brilhes sobre a Deusa;
Que brilhes sobre a Terra,
Espalhando as semente e fertilizando o solo.
A Ti todas as bênçãos, Ó renascido do Sol!"
Trabalhos de magia, se necessários, podem-se seguir! Celebre o banquete simples. O circulo está desfeito.
ERVAS TÍPICAS DO YULE
Louro, CAMOMILA , ALECRIM , Sálvia, Zimbo, Cedro e outras.
COMIDAS TÍPICAS DO YULE
Carne de porco, castanhas, frutas como a maçã e pêras, bolos de castanhas embebidos de cidra, chás de GENGIBRE ou hibisco."
Nenhum comentário:
Postar um comentário